Guia Completo do Desenvolvedor Full-Stack

Para isso, é comum devs back-end usarem de uma ou mais linguagens de programação, dependendo da complexidade do projeto ou até mesmo do nível de experiência da pessoa. Algumas dessas linguagens comuns no back-end são Java, Python, Ruby, PHP, JavaScript e C#. Até aqui você conheceu um pouco sobre a origem do full stack, mas antes de nos aprofundarmos mais nesse assunto, vamos tentar compreender melhor o que, de fato, faz uma pessoa desenvolvedora atualmente no mercado de tecnologia.

As soft skills são habilidades comportamentais que estão relacionadas com as características emocionais e comportamentos sociais de profissionais. Essas competências vão influenciar a forma com que realizamos nossas tarefas e interagimos com outras pessoas. Algumas das soft skills que veremos a seguir, são fundamentais para devs curso de desenvolvimento web. Em empresas grandes, há uma maior necessidade de lidar com múltiplos projetos ao mesmo tempo, por isso, contratar full stacks pode reduzir os custos de contratação e treinamento de vários especialistas. É uma stack formada pelo sistema operacional Linux, o servidor web Apache, o banco de dados MySQL e a linguagem de programação PHP. Outra parte importante são as APIs (Application Programming Interfaces), em português, Interfaces de Programação de Aplicação.

Habilidades de banco de dados

Essas habilidades são adquiridas através de cursos, treinamentos e prática. Sabemos que a hard skill básica que https://correiodolago.com.br/noticia/bootcamp-de-desenvolvimento-web-pode-formar-profissionais-em-apenas-10-meses/186374/s devem ter é a capacidade de desenvolvimento em back-end, front-end e banco de dados. Além disso, por seu conhecimento em várias áreas, esta pessoa tem uma visão geral das necessidades dos usuários, o que pode ser um diferencial em projetos em que a experiência do usuário é fundamental. Full stacks podem trabalhar em conjunto com especialistas, garantindo que haja uma integração fluida entre as diferentes áreas do projeto.

full stack

Se você as aprender, isso só o tornará mais desejável, com diversos empregos surgindo em torno delas. Os DevOps, ou o pessoal de operações, são responsáveis por lidar com quaisquer instabilidades de sistemas dentro de uma empresa, sejam relacionadas a falhas de execução ou lacunas de segurança. Ao conhecer toda extensão de um código, este desenvolvedor está muito mais apto a corrigir problemas e prestar uma manutenção mais completa. Uma aplicação não precisa ser somente apresentável, mas funcionar efetivamente. Todo programador carrega nos ombros grandes responsabilidades, uma vez que são quase sempre incumbidos de trabalhar em aplicações que possuem acesso a informações sigilosas e/ou em algum grau relacionadas à segurança virtual. Entre os frameworks mais utilizados por esses programadores estão Django, Rails, Laravel, Phoenix e Spring Boot.

Curso de programação: Kenzie é a melhor opção do Brasil

Também faz parte das habilidades exigidas deste programador que ele saiba trabalhar com variados tipos de frameworks e bibliotecas. Entre elas, as mais comuns são jQuery, VueJS, Angular, TailwindCSS e Bulma.io. Um curso superior em tecnologia fará com que você construa bases sólidas sobre diversos assuntos. Assim, se você tem a possibilidade de fazer um curso superior, recomendamos sim que você faça uma faculdade.

  • No mundo do JAMstack, o back-end geralmente se refere às APIs que nossos front-ends usam para criar experiências dinâmicas ao interagir com os endpoints do client (como os das APIs CRUD).
  • Quer dizer, em áreas que as pessoas em geral não consegem acessar ou manipular.
  • É uma das tarefas mais complexas de um full stack, pois lida diretamente com o armazenamento de dados e, por consequência, da segurança dessas informações.

Para se diferenciar, é essencial conhecer as matérias mais cobradas e focar nesses temas. Entender como se tornar um programador é uma excelente maneira de garantir um futuro profissional … Apesar de ser uma função muito complexa, é um caminho inteligente para profissionais engajados, generalistas e que querem se destacar nas empresas nos dias de hoje. Isso ocorre porque eles estão familiarizados com o desenvolvimento de front-end e back-end, bem como com ferramentas e processos de DevOps.

Leave a Reply